• ADEQUAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DO LABORATÓRIO DE FICOLOGIA/ UEFS PARA PESQUISA EM ESTUDOS BIOSSISTEMÁTICOS DE CLADOPHORALES (CHLOROPHYTA) DO RECIFE COSTEIRO DA ILHA DE ITAPARICA, BAHIA, BRASIL (2006 – Atual)
Descrição: A ordem Cladophorales está representada por cinco famílias (Anadyomenaceae, Cladophoraceae, Boodleaceae, Siphonocladaceae e Valoniaceae) e cerca de 32 gêneros de clorofíceas sifonocladáceas (cenocíticas), das quais 19 ocorrem no Atlântico Americano. Apesar da ordem Cladophorales estar bem representada no litoral brasileiro até o momento, no litoral da Bahia são escassos os estudos taxonômicos detalhados sobre os representantes da ordem, bem como inexistem dados sobre desenvolvimento e ecofisiologia destes em condições controladas em laboratório. Neste projeto pretende-se realizar estudos morfo-anatômicos detalhados e de desenvolvimento do talo das espécies de Cladophorales ocorrentes no recife costeiro da Ilha de Itaparica, bem como, formar um banco de DNA das espécies estudadas visando estudos futuros de biologia molecular e iniciar, de forma pioneira, estudos de cultivo in vitro de algas em condições controladas em laboratório no litoral baiano. Tem por objetivos: 1. Inventariar as espécies de Cladophorales do recife costeiro da Ilha de Itaparica; 2. Descrever a morfologia e anatomia das espécies de Cladophorales; 3. Avaliar criticamente as características empregadas na taxonomia do grupo, apontando àquelas de maior valor taxonômico; 4. Formar um banco de DNA das espécies de Cladophorales estudadas visando estudos futuros de biologia molecular; 5. Acompanhar o padrão de desenvolvimento do talo das espécies de Cladophorales de difícil caracterização taxonômica, em condições controladas de cultura em laboratório; 6. Verificar a influência de fatores abióticos (concentração de nutrientes e agitação da água) no crescimento das espécies de Cladophora, em condições controladas de cultura em laboratório; 7. Capacitar recursos humanos voltados para a sistemática e biologia de algas; 8. Gerar informações para serem incluídas num banco de dados, com acesso on-line, sobre as espécies de Cladophorales do recife costeiro da Ilha de Itaparica.
Coordenador: Carlos Wallace do Nascimento Moura
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• APOIO À INFRA-ESTRUTURA DE GRUPOS DE PESQUISA EM SAÚDE, AMBIENTE E TRABALHO: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA BAHIA (2007 – ATUAL)
Descrição: Criar Infraestrutura para Grupos de Pesquisa vinculados ao recém-criado Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho da UFBA que lidam com o tema da Recuperação de Áreas Degradadas na Bahia: Santo Amaro da Purificação e Bom Jesus da Serra. O SUBPROJETO 1 visa criar condições de infra-estrutura adequadas (Laboratórios, Salas de aulas, Secretaria, Almoxarifado, Mobiliário e Apoio Logístico para Coleta de Dados no Campo) ao desenvolvimento das atividades de Grupos de Pesquisa vinculados ao recém-criado Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho da UFBA. O SUBPROJETO 2 visa minimizar os efeitos tóxicos de cerca de 500.000 toneladas de escória industrial, contendo 2-3% de chumbo e outros metais pesados, que se encontram amplamente dispersas na zona urbana de Santo Amaro da Purificação, Bahia, objetivando, especificamente: 1) Mapear a presença da escória em todos os domicílios da cidade, determinando suas concentrações de chumbo e cádmio; 2) Caracterizar a escória quanto à concentração de outros metais pesados; e 3) Identificar, com a participação da população local, soluções adequadas para minimizar os riscos de contaminação humana e ambiental. O SUBPROJETO 3 visa realizar um mapeamento sócio-ambiental qualitativo dos riscos decorrentes da exposição ao amianto na região de abrangência da mina abandonada de amianto, no município de Bom Jesus da Serra e municípios próximos, objetivando especificamente: 1) Criar bancos de dados sobre as condições de saúde dos ex-trabalhadores da mina de amianto e de riscos ambientais e ocupacionais para a população residente na área de impacto; e 2) Realizar uma busca ativa de casos de patologias associadas ao amianto em ex-trabalhadores da mina .
Coordenador: Fernando Martins Carvalho
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• ATLAS SÓCIO-AMBIENTAL DO RECÔNCAVO BAIANO (2008 – 2010)
Descrição: Nova etapa do projeto finalizado em 2004, constituindo de atualização e divulgação dos dados obtidos no Recôncavo Baiano.
Coordenadora: Tânia Mascarenhas Tavares
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro
• AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DIETÉTICA AO CHUMBO (PB) E O CÁDMIO (CD) EM POPULAÇÃO INFANTIL DE 1 A 10 ANOS DE IDADE EM COMUNIDADES PESQUEIRAS DA REGIÃO NORTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA, BRASIL (2003 – ATUAL).
Descrição: Este trabalho constituído por sub-projetos está sendo financiado pelo Ministério da Saúde / FUNASA, aprovado em 2004. O sub-projeto que será apresentado como tese de doutorado da Professora Neusa Miranda visa avaliar o estado de saúde e de nutrição de crianças residentes em comunidades pesqueiras da região norte da Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil , inclusive em comunidades remanescentes de quilombos, a exemplo de Ilha de Maré, situada a nordeste da Baía de Todos os Santos. Além disso, pretende-se realizar diagnóstico e monitoramento ambiental visando avaliar o impacto de atividades antrópicas nestas localidades e que podem interferir na qualidade de vida destas comunidades..
Coordenador: Maria do Carmo Soares de Freitas
Financiador(es): Ministério da Saúde – Auxílio financeiro
• AVALIAÇÃO DA RESPOSTA ELETROMAGNÉTICA DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO SUBMETIDOS À INJEÇÃO FORÇADA DE FLUIDOS. (2003 – ATUAL)
Descrição: Este projeto objetiva basicamente melhorar o fator de recuperação de petróleo em campos maduros das bacias Recôncavo-Tucano, através da implementação do monitoramento da injeção forçada de fluidos, usando métodos eletromagnéticos.
Coordenador: Olivar Antônio Lima de Lima
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Auxílio financeiro
• AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM NÍVEL MUNICIPAL NO ESTADO DA BAHIA: APLICAÇÃO, AVALIAÇÃO E REAJUSTES EM UM PROTOCOLO DE INDICADORES (2007 – ATUAL)
Descrição: No Brasil, desde 2006, a Lei 11.346 estabelece a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional visando promover para todos os brasileiros e brasileiras o direito a alimentação adequada, o que pressupõe a organização de sistemas regionais e locais, assim como o planejamento e implementação de políticas e programas que atendam as especificidades do problema nas diferentes realidades. A Bahia figura entre os 10 estados brasileiros com maior percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar, segundo dados da PNAD 2004. No entanto pouco se sabe como este problema se distribui e é determinado nos municípios, e isto se deve, entre outros, à falta de uma metodologia de baixo custo, de alta sensibilidade e factibilidade que permita aos municípios avaliarem sistematicamente a situação de SAN em seu território e promover ações na direção de superar os problemas. Neste contexto, este projeto tem por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento de um protocolo de indicadores para avaliação da segurança alimentar e nutricional – SAN em nível municipal, com menor custo e de forma mais rápida, tendo em vista a implementação de sistemas locais de SAN e o planejamento e avaliação de programas voltados à superação dos problemas. Para tanto, propõe-se a aplicação, em 18 municípios de três regiões (Região metropolitana de Salvador, Região do Paraguaçu e Região do Recôncavo Sul) do estado da Bahia, de um protocolo de indicadores elaborado e testado em um município em pesquisa anterior, visando testar a metodologia em outros contextos e promover os reajustes necessários. As regiões do estado contempladas foram selecionadas considerando o potencial para consolidação de núcleos descentralizados de pesquisa no campo da alimentação, nutrição e segurança alimentar e nutricional.
Coordenadora: Sandra Maria Chaves dos Santos
• AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DE MICROÁREAS E DE LIGAÇÕES INTRADOMICILIARES DA REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO PROGRAMA BAHIA AZUL (2004 – Atual)
Descrição: O “Bahia Azul” constitui-se em um Programa de Saneamento Ambiental de Salvador e cidades do entorno da Baía de Todos os Santos, e contempla uma série de componentes, sendo que o principal é a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Salvador, que passará de uma cobertura de 28% para 80% em 5 anos. Este Programa Bahia Azul utiliza principalmente soluções de esgoto de custo mais baixo, o Sistema Condominial de Esgotos (SCE). Um dos problemas que tem sido alvo de preocupação é que apesar da ampliação da rede do Bahia Azul, muitos domicílios particulares ainda não estão ligados à rede, permanecendo, em vários locais, a contaminação ambiental por excretos humanos. O Ramal Condominial tem se mostrado ser uma tecnologia de baixo custo e adequada para a realidade brasileira, já sendo utilizada em outras cidades da América Latina. O presente estudo faz parte de um projeto maior que tem como objetivo básico avaliar o impacto das medidas de saneamento do Programa Bahia Azul sobre os níveis de saúde das populações que habitam as áreas de influência das bacias de esgotamento sanitário de Salvador e de outros municípios do entorno da Baía de Todos os Santos, beneficiados pelo Programa Bahia Azul. Este projeto complementa um elenco de projetos que estão sendo executados desde 1998, cuja coordenação é conduzida pelo professor Maurício Barreto, do ISC/Ufba. O presente estudo pretende avaliar o impacto sobre as condições sanitário-ambientais de microáreas, bem como índice de ligações domiciliares à rede do Bahia Azul. Serão comparados os dados obtidos em duas etapas 2000/2001 e 2004.
Coordenadora: Rita de Cássia Franco Rêgo
Financiador(es): Ministério da Saúde do Brasil – Fundação Nacional de Saúde – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa
• AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE GIRASSOL (HELIANTHUS ANNUUS L.) NO RECÔNCAVO BAIANO (2006 – ATUAL)
Descrição: Constitui requisito básico na produção de girassol a utilização de genótipos de elevado potencial genético, indicados pela pesquisa para as diversas regiões, além de sementes de boa qualidade (Embrapa, 2008). Este projeto pretende avaliar o desempenho vegetativo e produtivo de cultivares de girassol, semeados em épocas e densidades de plantas diferentes para o Recôncavo Baiano. Inicialmente, utilizar-se-á dois recomendados pela Embrapa, as cultivares 122V2000 e Catissol 01. O experimento está sendo realizado na área da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) no município de Conceição do Almeida-BA, situado na latitude 12 48 S e longitude 39 15 W, e na Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA, no município de Catu-BA, situado na latitude 12 20 S e longitude 38 22 W. Em cada época de semeadura e em cada localidade, será utilizado o delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos (densidades) e quatro repetições. As práticas culturais e o controle fitossanitário serão realizados de acordo com as recomendações para a condução comercial da cultura. Por meio da determinação da área foliar (AF) e da matéria seca total da planta (MS), a cada 15 dias (T), até o período final de crescimento, e conhecendo-se a área do solo (S) disponível às plantas como base para expressar tanto a massa seca como área foliar, será possível determinar os índices fisiológicos (IAF, TCC, TCR, TAL, RAF, e IC) de acordo com a recomendação de vários textos dedicados à análise qualitativa do crescimento da planta, sendo ainda avaliadas as características agronômicas, AP, DH, NF, peso e diâmetro do capítulo, número e peso de sementes e teor de óleo e proteína.
Coordenador: Clóvis Pereira Peixoto
• AVALIAÇÃO DE FITODISPONIBILIDADE DE CONTAMINANTES EM SOLOS E PLANTAS DE CANA-DE-AÇUCAR NO RECÔNCAVO BAIANO (2008-2010)
Descrição: A grande demanda do mercado tem estimulado a produção de cana-de-açúcar e o uso intensivo de insumos agrícolas. Estudos avaliando a presença de contaminantes nos ecossistemas têm indicado concentrações elevadas de Pb, Cd, Ni, Hg, As e outros, em áreas próximas de complexos industriais urbanos e de agricultura tecnificada. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os teores fitodisponíveis e totais de metais contaminantes em solos e em plantas de cana-de-açúcar na região do Recôncavo Baiano. Serão desenvolvidos estudos sobre a capacidade de adsorção destes metais no solo e análise das curvas de reflectância em função da concentração destes elementos. As unidades de amostragens serão definidas em função da adubação (NPK, torta de filtro e vinhaça), constituindo 3 unidades por solo totalizando 9 unidades de amostragens. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com 5 repetições por unidade. Serão determinados nas amostras de solo e planta os teores de Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn, utilizando os extratores HCl, DTPA, Mehlich-3, ácidos orgânicos e água-régia, com determinação em ICP OES. Para obtenção das curvas espectrais utilizar-se-á um espectrorradiômetro FieldSpec e as medidas das propriedades elétricas do solo serão obtidas in situ utilizando o sistema elétrico SYSCALPRO. Os procedimentos estatísticos utilizados constarão das análises: descritiva, de regressão, de trilha, correlação de Pearson e geoestatística.
Coordenador: Maria das Graças Andrade Korn
• AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS (BAHIA AZUL) (1997 – ATUAL)
Descrição: O estudo, no seu todo, tem como objetivo básico avaliar o impacto das medidas de saneamento do programa sobre os níveis de saúde das populações que habitam as áreas de influência das bacias de esgotamento sanitário de Salvador e de outros municípios do entorno da Baía de Todos os Santos que estão sendo beneficiados, concebendo sua estratégia em três níveis. O primeiro nível (macro-epidemiológico) busca avaliar o impacto sobre a mortalidade, os internamentos hospitalares e a notificação de doenças, mensurados através de uma série de indicadores gerais e específicos, adotando as seguintes estratégias: a) vinculação de diversas bases de dados de saúde existentes e passíveis de utilização; b) construção de um sistema de informações geográficas (SIG) que permita a localização especial das ocorrências e c) análises dos padrões geográficos e das tendências temporais dos eventos de saúde observados. O segundo nível (micro-epidemiológico) pretende avaliar o impacto sobre: a) incidência e prevalência da diarréia infantil; b) estado nutricional das crianças; c) taxas de infecção e reinfecção por parasitas intestinais; d) padrões de marcadores imunológicos de exposição e alguns agentes infecciosos (p. ex. hepatite A), e) indicadores percebidos de saúde e bem-estar. A estratégia que vem sendo utilizada inclui: a) definição de 30 “áreas-sentinelas”, metodologia inovadora para o monitoramento de diferentes problemas de saúde; b) registro das condições ambientais de cada uma destas áreas; e c) estudos epidemiológicos direcionados para responder a questões específicas, utilizando-se de desenhos de estudo e técnicas analíticas diversas. O terceiro nível (antropológico) busca entender o processo perceptivo desenvolvido pela população quanto à questão ambiental, sendo para tanto necessário identificar os valores, conceitos e categorias centrais na informação da percepção ambiental dos sujeitos, utilizando a estratégia dos estudos antropológicos com metodologia qualitativa.
Coordenador: Maurício Lima Barreto
Financiador(es): Secretaria do Desenvolvimento Urbano – Auxílio financeiro
• AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E APOIO A MELHORIA DA QUALIDADE DE MARISCOS PROCESSADOS E COMERCIALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS (2007 – 2011)
Coordenadora: Alaíse Gil Guimarães
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• BENEFICIAR (2010 – 2011)
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar a viabilidade econômica e desenvolver soluções tecnológicas para a utilização dos resíduos originados do beneficiamento do marisco, à agregação de valores, o desenvolvimento humano, fomento da inclusão social, promoção da cidadania ativa, fortalecimento de atividades econômicas viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, especialmente ao seguimento do extrativismo tradicional nas localidades da Baía de Todos os Santos.
Coordenador: Antonio Puentes Torres
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• BIOECOLOGIA DOS PEIXES DA COSTA OESTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS (1997 – ATUAL)
Descrição: Projeto de Pesquisa de longo prazo que objetiva caracterizar a ictiofauna da margem oeste da baía de Todos os Santos, com ênfase na abundância, recrutamento, alimentação e na relação espécies ambiente.
Coordenador: Alexandre Clistenes de Alcantara Santos
Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana – Auxílio financeiro.
• CARACTERIZAÇÃO DA PESCA E ASPECTOS BIOLÓGICOS DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE PEIXES CAPTURADOS NO LITORAL NORTE E BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA (2009 – 2010).
Descrição: Projeto em desenvolvimento no litoral norte e Baía de todos os Santos, Bahia, constando de inventários, estudos biológicos e ecológicos de peixes capturados por pescadores artesanais.
Coordenador: Eliane Maria de Souza Nogueira
• CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E PROTÉICA SEXO-ESPECÍFICAS NO CARANGUEJO UÇÁ UCIDES CORDATUS (LINNAEUS, 1763): INDICADORES FISIOLÓGICOS E DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS COMO CAUSADORES DA MORTALIDADE EM MASSA (2004 – ATUAL)
Descrição: Análise histológica e protéica das gônadas e hepatopâncreas do caranguejo uçá em Saubara, Santo Amaro, Bahia.
Coordenador: Sibele de Oliveira Tozetto
Financiador(es): Faculdade de Tecnologia e Ciência – Cooperação.
• CONHECENDO E FORTALECENDO OS EDUCADORES AMBIENTAIS DA APA DA PEDRA DO CAVALO. (2006 – ATUAL)
Descrição: O projeto Conhecendo e Fortalecendo os Educadores Ambientais da APA da Pedra do Cavalo tem como objetivo geral incrementar o potencial de organização sócio ambiental do contexto da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Pedra do Cavalo, mediante um processo educativo que seja fundamentado nos princípios de participação, alteridade, pertencimento, diversidade, dentre outros. Objetivos Específicos: Articulação, mobilização e planejamento do coletivo educador. Mapeamento sócio-ambiental do território. Desenvolvimento dos processos educadores. Avaliação geral do processo de formação dos coletivos educadores. Planejamento participativo territorial visando à criação de estratégias de continuidade do trabalho educacional com os coletivos educadores.
Coordenador: Luciano Mendes Souza Vaz
Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal – Auxílio financeiro
• CONHECER PARA PREVENIR RISCOS AMBIENTAIS: EDUCAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO. (2007 – ATUAL)
Descrição: De 1960 a 1993, em Santo Amaro da Purificação – Bahia, uma fundição de chumbo produziu 500.000 toneladas de escória (resíduo industrial) tóxica, contendo 2 a 3% de chumbo, e quinhentas toneladas de cádmio, que foram jogadas no ambiente. A fundição contaminou o ar, as águas do rio Subaé e da área norte da Bahia de Todos os Santos, sedimentos, solo, fauna marinha e terrestre comestível, e a população local. Cerca de 80% da escória está depositada no pátio da fundição abandonada e o restante está nos quintais, calçadas, ruas, praças e outros locais públicos. Os efeitos nocivos da atividade industrial persistem até hoje. O objetivo principal deste projeto é desenvolver um Programa de Educação Ambiental, ministrando palestras, cursos, conferências, oficinas de trabalho e outras práticas educativas não convencionais, voltado para a prevenção da contaminação por metais pesados, para residentes na cidade, em parceria com a ONG ambientalista local, a Associação de Vítimas do Chumbo, Cádmio, Mercúrio e outros Elementos Químicos (AVICCA). O chumbo não se degrada, não dissipa e não degenera no ambiente. A população de Santo Amaro deverá aprender a conviver, por muito tempo, com este risco ambiental, sendo capaz de identificá-lo precocemente e de encaminhar adequadamente as medidas necessárias para minimizar os efeitos tóxicos do chumbo e de outros metais pesados. Financiado pela Fundação AVINA: Total do projeto: R$ 42.120,00.
Coordenador: Fernando Martins Carvalho
Financiador(es): Fundação AVINA – Auxílio financeiro.
• CONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO DA FAUNA DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DAS PRINCIPAIS DRENAGENS COSTEIRAS DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL. (2008 – 2010).
Descrição: Este projeto concentra-se no conhecimento da fauna de peixes das drenagens costeiras do Estado da Bahia e faz parte de uma proposta ampla de produção de livro em médio prazo, contendo informações taxonômicas, fotos e dados biológicos básicos das espécies de peixes presentes nas bacias dos rios compreendidos entre a divisa com o Estado de Sergipe e a divisa com o Estado do Espírito Santo. Amostragens e análises taxonômicas já foram parcialmente realizadas para as drenagens compreendidas entre Salvador e o rio Real. Neta pesquisa pretende-se amostrar as drenagens compreendidas entre o rio Paraguaçu e o rio Mucuri, no extremo sul da Bahia, realizar análises taxonômicas comparativas do material adquirido, descrever espécies de peixes novas para a ciência e realizar análises biogeográficas. Visa também definir espécies de peixes indicadoras de qualidade ambiental e avaliar o estado de conservação destes corpos d’água, com a finalidade de propor mecanismos que compatibilizem o aproveitamento e conservação dessas áreas. Haverá ainda formação de recursos humanos para atuar em pesquisa, desenvolvimento e gestão de recursos hídricos, através do desenvolvimento de pelo menos dois mestrados e dois projetos de monografia de conclusão de curso. A aprovação do presente projeto irá consolidar o grupo de pesquisas em taxonomia, sistemática e história natural de peixes do Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal da Bahia. Também reforçará a parceria entre este laboratório e os pesquisadores da USP, UEFS e UESB. O acervo da Coleção Ictiológica do Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia (MZUFBA) será ampliado, contribuindo para a consolidação de uma coleção de referência das espécies de peixes do Nordeste, particularmente da Bahia.
Coordenador: Angela Maria Zanata
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro
• CORALINÁCEAS COM GENÍCULO (CORALLINALES, RHODOPHYTA) DO LITORAL DA BAHIA (1994 – ATUAL)
Descrição: O trabalho pretende realizar o levantamento taxonômico das coralinácecas com genículo (Rhodophyta, Corallinalles) do Estado do Bahia e tem por objetivos: a) conhecer os táxons infragenéricos presentes no litoral do estado; b) avaliar criticamente as características empregadas na taxonomia do grupo; c) fornecer subsídios para compreender melhor a distribuição geográfica do litoral da Bahia e conseqüentemente no Brasil; d) estudar a fenologia; e) acompanhar a ontogenia dos esporos e, conseqüentemente, o desenvolvimento do talo de alguns representantes de coralináceas com genículo. O estudo envolverá coletas ao longo de todo o litoral baiano, desde a divisa com o Estado de Sergipe até a divisa com o Estado do Espírito Santo. Conjuntamente ao inventário das algas coralináceas esta sendo realizado estudos taxonômicos dos demais representantes do Filo Rhodophyta, Chlorophyta e Ochrophyta do litoral baiano..
Coordenador: Carlos Wallace do Nascimento Moura
Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana – Auxílio financeiro / Instituto de Botânica – Cooperação
• DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS PARA RECUPERAÇÃO DE PETRÓLEO EM CAMPOS MADUROS ATRAVÉS DA BIOPROSPECÇÃO E BIOESTIMULAÇÃO DA MICROBIOTA PETROBIÓTICA AUTÓCTONE (2006 – 2010)
Descrição: PETROBRÀS. A recuperação primária e secundária com injeção de água, reagentes químicos combinados ou não com processos físicos extraem somente 8 a 30% do volume total do óleo. A recuperação torna-se ainda mais complexa em campos produtores de óleo parafínico, pois este tende a formar depósitos nos poros do reservatório e nas superfícies dos equipamentos de transporte, reduzindo drasticamente a produção. O petróleo da bacia do Recôncavo Baiano é caracteristicamente parafínico (26%), o que lhe permite alto valor comercial, embora em termos de extração ocorram danos de formação ao longo da vida produtiva ou devido à depleção natural. Para tentar resolver estes problemas, técnicas de recuperação avançada de petróleo (EOR) usando microrganismos podem recuperar cerca de 27% do OOIP (Original Oil in Place) e têm sido empregadas com sucesso em várias partes do mundo, como na Venezuela em que a sua aplicação apresentou sucesso em 78%, com um aumento adicional de 40 a 300 barris de óleo por dia. Esta tecnologia se baseia na exploração da diversidade e versatilidade metabólicas dos microorganismos, os quais podem se desenvolver isoladamente ou em simbiose nos reservatórios de petróleo, produzindo in situ surfactantes, polímeros, ácidos e gases que forçam o deslocamento e transporte do óleo. Os parâmetros ambientais dos reservatórios e campos de petróleo da Bahia são apropriados para a recuperação avançada de petróleo empregando-se microrganismos (MEOR). As vantagens desta técnica estão associadas ao custo relativamente baixo, à facilidade de aplicação e a possibilidade do controle da atividade microbiana aplicando-se a um largo espectro de óleos crus desde que os microrganismos sejam selecionados para aplicação nas condições específicas de cada reservatório. Desta forma, este trabalho tem por objetivo avaliar experimentalmente a MEOR em modelo de testemunhos (plugues de rocha), empregando microrganismos selecionados através de propriedades tecnológicas adequadas.
Coordenador: Paulo Fernando de Alemeida
Financiador(es): Centro federal de educação tecnológica da bahia – Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa / PETROBRAS – Auxílio financeiro / Universidade Salvador – Cooperação / University of Florida – Cooperação
• DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE REDUÇÃO DE BIOAEROSSOL EM AMBIENTES INTERNO E EXTERNO (2008-2010)
Descrição: O projeto visa desenvolver um sistema de baixo custo, eficiente e versátil, de abatimento de bioaerossol na atmosfera, baseada na produção de névoa ativada quimicamente. Através desta técnica, as bactérias são adsorvidas nas partículas da névoa passando ao esgoto em níveis naturais do meio aquático e abaixo dos padrões internacionais e nacionais de qualidade do ar. O sistema é inédito no Brasil e internacionalmente, segundo a literatura de domínio público. A técnica foi aplicada pelo LAQUAM a substâncias voláteis odoríferas emanadas da bacia de acumulação de chorume do aterro sanitário de Salvador, logrando redução de 95% do cheiro do local. Testes preliminares indicam a viabilidade de aplicação do sistema a bioaerossóis, que também são emitidos por aterros sanitários assim como por outras fontes de ambientes exteriores e internos. Neste projeto o sistema será aplicado a bactérias do ar em duas situações: no aterro sanitário e em um ambiente hospitalar. O sistema será montado na forma de um reator na abertura da bacia do chorume e no ar de um recinto hospitalar. O resultado final será repassado para as duas instituições e, sendo adotados, terão assegurado o acompanhamento da sua implantação, cabendo às instituições o projeto de engenharia e sua construção. Os principais impactos esperados são a melhoria da qualidade ambiental dos moradores próximos ao aterro sanitário de Salvador e o desenvolvimento de tecnologia baiana com implantação a uma situação real.
Coordenador: Tania Mascarenhas Tavares
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• DETERMINAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE DE PISCICULTURA INTENSIVA E DA ADIÇÃO DE NUTRIENTES NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DA PEDRA DO CAVALO-BA (2006 – ATUAL)
Descrição: Na Bacia do Paraguaçu estão ocorrendo grandes transformações fisiográficas, principalmente desmatamentos e assoreamentos em quase todas suas regiões, introdução de tanques-rede e, nos últimos dez anos estas mudanças vêm se acelerando. Na Barragem de Pedra do Cavalo podem ser observadas conseqüências diretas em sua operação. Considerando que o conhecimento é um elemento chave no estabelecimento de diretrizes específicas para o monitoramento, gestão, manejo e recuperação de um reservatório, o presente estudo visa compreender a dinâmica do sistema aquático de Pedra do Cavalo. Desta maneira, pretende-se avaliar a influência da atividade de piscicultura intensiva e adição de nutrientes na qualidade da água do reservatório da Pedra do Cavalo, utilizando o auxílio de imagens de satélite para aferir metodologias e determinar o estado trófico do sistema. Auxílio financeiro: R$30.000 (FAPESB Nº 00009/2006).
Coordenador: Carla Fernandes Macedo
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro.
• DETERMINAÇÃO DE BROMOFENÓIS E ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS EM ALGAS E PEIXES MARINHOS (2006 – ATUAL)
Descrição: Os alimentos marinhos são importantes fontes de nutrientes para a espécie humana. Neles estão contidos os lipídeos, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais que são essenciais à vida. Nesse sentido, as algas e peixes marinhos destacam-se pelo importante papel no ecossistema marinho e por possuírem substâncias químicas de alto valor agregado. Neste projeto pretende-se ampliar o conhecimento sobre as substâncias que, isoladamente ou combinadas, possuem valor nutritivo e/ou conferem flavor agradável a espécies marinhas. Entre estas substâncias encontram-se os bromofenóis e ácidos graxos essenciais. Serão estudadas diferentes espécies de algas e peixes que serão coletados no litoral da Bahia. Serão aplicados e comparados dois métodos para a extração dos lipídeos. A partir destes, os ácidos graxos serão extraídos e determinados sob forma de ésteres metílicos por cromatografia gasosa de lata, resolução acoplada à espectometria de massas (CGAR/EM) e por CGAR com detecção por ionização em chama. As metodologias descritas para análise de bromefenóis simples são a CGAR/EM e CLAE/UV. Nesta proposta, as metodologias de análise serão baseadas nas técnicas de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a detector de massas (CLAE/EM) e CLAE acoplada a detector de UV-VIS com arranjo de diodo (CLAE-DAD). A quantificação será feita por padronização externa, usando padrões autênticos dos bromofenóis em acetonitrila. Projeto realizado em colaboração com a Dra. Vilma Mota da Silva (Coordenadora do Projeto), do Departamento de Química Orgânica / UFBA. .
Coordenador: Vilma Mota Silva
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro.
• DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA OCORRÊNCIA DE ABRIL DE 2009 RLAM/PRODUTIVIDADE PESQUEIRA (2009 – ATUAL)
Descrição: Monitoramento da atividade pesqueira e de sua produção foi realizado sob o escopo do Diagnóstico ambiental de avaliação de impactos da ocorrência de abril de 2009 RLAM. O aspecto Produtividade Pesqueira visa avaliar as variações quali-quantitativas da atividade pesqueira em sete locais da região sob influência da RLAM, durante três meses.
Coordenador: Lucy Satiko Hashimoto Soares
• DIAGNÓSTICO DO GRAU DE CONTAMINAÇÃO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS POR METAIS PESADOS E HIDROCARBONETOS DE PETRÓLEO (2003- ATUAL)
Descrição: Projeto de Consultoria junto à Hydros.
Coordenador: Luiz Roberto Tommasi
• DISPONIBILIDADE DE METAIS-TRAÇO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: APLICAÇÃO DOS MÉTODOS TESSIER E AVS. (2009 – 2011)
Descrição: É objetivo desta pesquisa analisar o comportamento e a biodisponibilidade de metais traço em solos de encostas, em área urbana, em apicuns e em manguezais na região norte da Baía de Todos os Santos. Objetivos específicos tratam da análise ambiental e dos métodos analíticos adotados: definir as formas sob as quais os metais-traço encontram-se nos diferentes ambientes analisados e indicar os principais parâmetros físico-químicos relacionados à sua distribuição; comparar dados de metais-traço obtidos pelo método SVA-MES (biodisponíveis; em apicuns e manguezais), por fracionamento (TESSIER et al., 1979) e valores de extrações totais. Visa-se também a formação de recursos humanos (IC, técnico, mestrado), o desenvolvimento de potencial analítico de laboratório e a ampla divulgação dos resultados. Serão obtidos mais de 3500 dados analíticos (Cd, Cu, Zn, Ni, Cr, Pb, Al, Fe, Mn, Ca, CTC, M.O., N, P, S-total, pH, Eh, salinidade, granulometria) a partir de 60 amostras. Os resultados consistem na avaliação quantitativa de metais traço nos ambientes analisados, na compreensão dos fenômenos envolvidos na biodisponibilidade de metais e no aprofundamento de discussões sobre metodologias de quantificação de metais em ambientes diferenciados. Há infra-estrutura apropriada para a execução da pesquisa e pesquisadores da UFBA-IGEO e IF-BAHIA envolvidos com caráter multidisciplinar (Geoquímica ambiental, Pedologia, Química Analítica); haverá envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação.
Coordenadora: Gisele Mara Hadlich
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa..
• DIVERSIDADE DE ABELHAS (APOIDEA) E FLORA ASSOCIADA (2006 – ATUAL)
Descrição: Trata-se do levantamento da fauna e flora apícola/meliponícola em ecossistemas brasileiros, especialmente na Bahia. Composto pelos sub-projetos: 1) Fauna e flora apícola em fragmento de mata semi-decidual na Bahia (2007-2010); 2) Flora visitada por abelhas (Hymenoptera: Apoidea) (2006-2011); 3) Estudo de sapindáceas de interesse apícola no Estado da Bahia (2007-2009); 4) Manejo dos polinizadores efetivos de Malpighia emarginata D.C. no Recôncavo da Bahia; 5) Fontes nectaríferas e poliníferas utilizadas por Melipona scutellaris (Hymenoptera: Apidae) em um fragmento de mada semidecidual no estado da Bahia (2008-2010). As ações desses sub-projetos são voltadas para a identificação das plantas visitadas por abelhas (Hymenoptera: Apoidea) em diferentes ecossistemas do Brasil, fornecendo informações sobre material coletados pelas abelhas nas plantas, comportamento de visitantes florais, fenologia e identificando potenciais polinizadores. Informações sobre o grau de importância da espécie vegetal para as abelhas, assim como indicações de plantas a serem multiplicadas para formação e manutenção de pastos apícolas e conservação de espécies de abelhas..
Coordenador: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• DIVERSIDADE E CURIOSIDADES EM AMBIENTES AQUÁTICOS DA REGIÃO DO RECÔNCAVO DA BAHIA (2009 – ATUAL)
Descrição: Na Região do Recôncavo da Bahia ocorrem diversos tipos de habitats que compõem uma enorme diversidade de ecossistemas. Além dos diversos corpos hídricos que compõem a Bacia Hidrográfica no Baixo Rio Paraguaçu, inúmeros ecossistemas podem ser destacados, como estuários, baias e sistemas lagunares margeados por manguezais. Desta maneira, a presente proposta tem como objetivo geral a divulgação da biodiversidade de ecossistemas aquáticos do Recôncavo Baiano através de práticas educativas e ações ambientais. O projeto será desenvolvido em três etapas nas regiões do Baixo Paraguaçu e Baía do Iguape, visando abranger um amplo espectro de ecossistemas aquáticos. Na Etapa 1 serão coletados dados em uma amostragem de domicílios de comunidades ribeirinhas de ecossistemas aquáticos dos municípios de Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix e Maragogipe. Serão realizados levantamentos históricos através das informações obtidas com aplicação de questionários, visando resgatar a identidade local, e um diagnóstico ambiental de três ecossistemas hídricos localizados nos referidos municípios. Na Etapa 2 serão confeccionados material didático e instrucional sobre a biodiversidade entre e dentro dos ecossistemas aquáticos para as comunidades locais. Na Etapa 3 serão realizadas coletas de água no Baixo Paraguaçu e na Baia do Iguape para divulgação da ciência através de análises de água com alunos do primeiro ano do ensino médio, em escolas selecionadas das respectivas comunidades. Serão realizadas oficinas abordando o tema Conhecendo a diversidade dos ecossistemas hídricos da região do Recôncavo da Bahia. Os materiais didáticos produzidos, como folhetos e vídeos, serão entregues para representantes das comunidades, bibliotecas de escolas municipais e estaduais e secretarias de educação e meio ambiente.
Coordenador: Carla Fernandes Macedo
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
• ESTRATÉGIAS PARA ESPECIAÇÃO QUÍMICA DE ELEMENTOS TRAÇO EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E ALIMENTOS EMPREGANDO TÉCNICAS ESPECTROMÈTRICAS (2009 – 2011)
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de métodos analíticos para a avaliação da biodisponibilidade e especiação química empregando técnicas espectrométricas, em amostras ambientais e alimentos. Para tal serão desenvolvidas estratégias analíticas explorando procedimentos não cromatográficos e procedimentos cromatográficos de separação. Os métodos não cromatográficos a serem investigados serão baseados em procedimentos de extração (líquido-líquido ou sólido-líquido), usando fases sólidas ou solventes e objetivando a separação seletiva de frações orgânicas (fração protéica, lipídica, polissacarídeos, catiônica, aniônica, neutra, entre outras), as quais terão diferentes espécies metálicas associadas. A separação empregando métodos cromatográficos será realizada a partir da hifenação de cromatografia líquida de alta eficiência empregando ICP-MS, ICP OES e FAAS como sistemas de detecção, visando a determinação de espécies em baixas concentrações, além de realizar estudos de interação entre (macro) moléculas e íons metálicos. Serão avaliadas diferentes estratégias para análise em fluxo, nomeadamente análise por injeção seqüencial (SIA), análise por injeção em fluxo com multicomutação (MCFIA) e análise em fluxo com interface única (SIFA), de forma a estabelecer procedimentos que resultem em procedimentos analíticos mais rentáveis e limpos, para o controle de amostras ambientais e da qualidade de produtos acabados. Os estudos propostos serão realizados por alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o que irá resultar em formação de recursos humanos com visão crítica e aplicada, além de boa fundamentação teórica, permitindo atuação mais ampla no mercado cada vez mais competitivo..
Coordenador: Maria das Graças Andrade Korn
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro..
• ESTUDO DA BIODISPONIBILIDADE DE METAIS PESADOS EM SUBSTRATO LAMOSO IMPACTADO POR ATIVIDADES PETROLÍFERAS NO MANGUEZAL DE SÃO FRANCISCO DO CONDE – RECÔNCAVO BAIANO. (2003 – ATUAL)
Descrição: Nas regiões mais industrializadas, as descargas de poluentes são os principais vetores de degradação dos sistemas aquáticos, onde os particulados e sedimentos são os responsáveis pela estocagem e ciclagem de poluentes que adentram o ecossistema. O manguezal que bordeja o Município de São Francisco do Conde pode ser considerado como uma das regiões mais impactadas do Estado da Bahia nas últimas décadas. As atividades petrolíferas que lá se desenvolvem, vêm contribuindo de forma significativa para sua degradação. Essas atividades geram efluentes líquidos que são lançados em rios, mares e ambientes estuarinos, com conseqüências desastrosas para os ecossistemas, onde os manguezais possuem um papel de destaque. Um dos principais agentes de contaminação e destruição dos manguezais são os metais pesados. A Técnica de AVS, considerada como uma das mais atuais para a determinação da biodisponibilidade de metais pesados deverá ser implantada no LEM/NEA/IGEO/UFBA, como forma de auxiliar em processos tecnológicos que permitam a recuperação de áreas impactadas por atividades da indústria do petróleo, a partir do estudo na região petrolífera de São Francisco do Conde – Bahia.
Coordenador: Antonio Fernando de Souza Queiroz
• ESTUDO DAS HEMOGLOBINOPATIAS NO RECÔNCAVO BAIANO (2003 – ATUAL)
Descrição: Caracterizar os haplótipos da alfa e beta globina em pacientes com hemoglobinopatias no Recôncavo Baiano.
Coordenador: Wellington dos Santos Silva
Financiador(es): Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social – Auxílio financeiro / Universidade de Brasília – Cooperação
• ESTUDO DAS POPULAÇÕES DE MELIPONA SCUTELLARIS LATREILLE, 1811 (HYMENOPTERA: APIDAE) E QUALIFICAÇÃO DO MEL PRODUZIDO EM COMUNIDADES RURAIS DA REGIÃO DO RECÔNCAVO DA BAHIA (2008 – ATUAL)
Descrição: Este projeto visa estudar as populações de M. scutellaris e a qualificação do mel produzido em comunidades rurais da Região do Recôncavo da Bahia, a fim de propor planos de manejo adequado das populações locais, visando à preservação da espécie e a flora associada. O outro objetivo é caracterizar o mel e estabelecer técnicas adequadas para a sua conservação, subsidiando programas de uso sustentado de meliponários para o fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades rurais do Recôncavo da Bahia.
Coordenador: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro
• ESTUDO DO AMBIENTE FÍSICO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS (2009 – ATUAL)
Descrição: O Objetivo geral deste projeto é estudar a Baía de Todos os Santos de modo inter e multidisciplinar gerando dados nas áreas de oceanografia, biologia, química e artes para contribuir para a gestão sustentável da Baía, voltada para a qualidade de vida do ambiente e de sua população, a partir da sistematização, articulação, produção e disseminação de conhecimentos sobre o seu ambiente físico.
Coordenador: Vanessa Hatje
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio Financeiro
• ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DA BAIA DE TODOS OS SANTOS (2009-2013)
Descrição: Este projeto tem por objetivo o estudo multi e interdisciplinar da Baia de Todos os Santos, através da atuação integrada das competências cientificas e técnicas existentes no Estado da Bahia e instituições públicas e privadas. Os principais eixos mobilizadores do projeto são: i) Oceanografia; ii) Biodiversidade e Recursos Naturais; iii) Artes; e iv) Educação
Coordenador: Jailson Bittencourt de Andrade
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio Financeiro
• ESTUDO MULTIDISCIPLINAR SOBRE ECOSSISTEMA DE MANGUEZAL DA REGIÃO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE /BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA BRASIL. (2009 – ATUAL)
Descrição: Entre os estudos sobre a mitigação dos impactos negativos oriundos de atividades antropogênicas em diferentes ecossistemas, a investigação sobre a diversidade genética de diferentes espécies animal e vegetal (diversidade intra-específica, interespecífica e de ecossistemas) e a categorização de plantas e animais a serem conservados (plantas cultivadas, plantas relacionadas às plantas cultivadas e animais entre outros) são consideradas como importantes estratégias de conservação por pesquisadores de diferentes áreas de atuação. A perda e a fragmentação de habitat são as principais conseqüências da inadequada exploração dos recursos naturais pelo homem. As modificações morfológicas observadas em Avicennia schaueriana assim como a sua relação com a fauna em manguezais do entorno da baía de Todos os Santos pode ser um reflexo importante desta exploração sem planejamento. Esse processo pode levar a redução da população natural e resultar em modificações na dinâmica das mesmas (Silva et al., 2007). Aliadas aos estudos genéticos, diferentes estratégias biotecnológicas podem também ser empregadas com o intuito de investigar aspectos ecofisiológicos sobre a Avicennia schaueriana, tendo em vista a carência de dados relacionados a esse relevante parâmetro de estudo, o que torna fundamental o desenvolvimento de estratégias alternativas, que tenham como propósito a produção de mudas homogêneas (cultura de tecidos vegetais), gerando biomassa para estudos químicos, fisiológicos e farmacológicos, além de servir para proteger o germoplasma existente in loco (Flores, 2006).
Coordenador: Solange Maria Costa de Amorim
• ESTUDOS ENTOMOFAUNÍSTICOS EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA DE ALTITUDE NO RECÔNCAVO BAIANO. (2008 – ATUAL)
Descrição: O presente projeto pretende realizar um inventário de insetos em uma área de Mata Atlântica a 800 m de altitude no Recôncavo baiano, assim como aprofundar os estudos etnoentomológicos na comunidade de Pedra Branca. O estudo apresenta dois tipos de amostragem, sendo um relacionado com inventário da entomofauna e outro com estudo etnoentomofaunístico. Os grupos taxonômicos de insetos amostrados são Apoidea, Vespidae (Polistinae), Diptera, Coleoptera, Isoptera e Lepidoptera. Dentre os impactos previstos, salienta-se o retorno das informações obtidas sobre os insetos para a comunidade de Pedra Branca por meio de diversas atividades didático-científicas, como palestras, exibição de filmes com temática ambiental, exposição dos insetos coletados, vivências a palestra. Espera-se, assim, despertar ao máximo na população o interesse pela conservação dos insetos e demais animais que habitam a região da Serra da Jibóia.
Coordenador: Eraldo Medeiros Costa Neto
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• ESTUDOS GENÉTICOS DA ICTIOFAUNA DA BACIA DO MÉDIO E BAIXO PARAGUAÇU- BA, ATRAVÉS DE MARCADORES CITOGENÉTICOS E MOLECULARES (2006 – ATUAL)
Descrição: Projeto de Pesquisa em colaboração UEFS-UFRB.
Coordenador: Alexandre Clistenes de Alcantara Santos
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• ESTUDOS GEOAMBIENTAIS EM ZONAS DE MANGUEZAL DA REGIÃO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE – RECÔNCAVO BAIANO: SUBSÍDIOS A UM PROGRAMA DE MONITORAMENTO PARA REGIÕES DE MANGUEZAL IMPACTADAS POR ATIVIDADES PETROLÍFERAS. (2000 – ATUAL)
Descrição: O presente trabalho se constitui num estudo biogeoquímico integrado, com objetivo de avaliar a situação atual do ecossistema de manguezal localizado nas proximidades do município de São Francisco do Conde, setor nordeste da Baía de Todos os Santos, no entorno do estuário do Rio Subaé. Essa avaliação biogeoquímica vem fornecendo subsídios que permitem que o monitoramento dessa região seja realizado fundamentado em bases científicas consolidadas. Além disso, tem-se testado e aplicado tecnologias apropriadas, que tem auxiliado no direcionamento de medidas mitigadoras dos efeitos da poluição local.
Coordenador: Antonio Fernando de Souza Queiroz.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro
• ESTUDOS GEOFÍSICOS EM RESERVATÓRIOS PETROLÍFEROS DA BACIA DO RECÔNCAVO. (2007 – ATUAL)
Descrição: Este projeto tem o objetivo de desenvolver e testar novas metodologias geofísicas para aumento do fator de recuperação de reservatórios petrolíferos em campos marginais da Bacia do Recôncavo. São propostos estudos geofísicos de campo empregando técnicas eletromagnéticas e o processamento especial de dados sísmicos disponíveis. O projeto reune 23 pesquisadores de três instituições (UFBA, UFRN e UFPA) e de duas Redes Cooperativas de Pesquisa da região Norte-Nordeste: Geologia e Geofísica de Campos Maduros e Riscos Sísmicos.
Coordenador: Olivar Antônio Lima de Lima
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro
• HERBICIDA NA CULTURA DA MAMONA NO RECÔNCAVO BAIANO (2006 – ATUAL)
Descrição: Projeto piloto que visa avaliar o impacto do uso de herbicida na cultura da mamona, mais especificamente nos componentes de produção da planta, qualidade fisiológica da semente e qualidade do solo.
Coordenadora: Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto
• IMPACTO AMBIENTAL E SOCIAL NA UTILIZAÇÃO DE TANQUES-REDE COM CAMARÃO-DA-AMAZÔNIA, MACROBRACHIUM AMAZONICUM, EM CABACEIRAS DO PARAGUAÇU (2007 – ATUAL)
Descrição: A produção mundial de camarões marinhos e camarões de água doce encontra-se atualmente acima das 4.600.000 toneladas anuais (FAO, 2006). Nos últimos 25 anos houve um aumento significativo, sendo que na década de 80 esta proporção era inferior a 1% (Valenti, 1996). O cultivo de camarões de água doce é um dos setores da aqüicultura que mais cresce no mundo, movimentando mais de 1 bilhão de dólares (Valenti, 2004b). Os índices obtidos atestam de forma inequívoca a viabilidade econômica da atividade (Valenti, 2002). A utilização dos tanques-rede viabiliza e mostra uma forma viável para o pescador conseguir o pescado com maior tamanho e com menor impacto ambiental. Desta maneira, o presente projeto avaliará os impactos ambientais e sociais na utilização de tanques-rede para o crescimento final do camarão-da-amazônia, Macrobrachium amazonicum, em diferentes densidades, no Rio Paraguaçu.
Coordenador: Mariana Cutolo de Araujo
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa
• INDICADORES ISOTÓPICOS E GEOQUÍMICOS DE VARIAÇÕES OCEANOGRÁFICAS E CLIMÁTICAS DE ALTA FREQÜÊNCIA EM CORAIS (2007- ATUAL)
Descrição: Este projeto deriva de uma primeira iniciativa de estudos de indicadores análogos de parâmetros oceanográficos e climáticos, utilizando corais para tal fim. A primeira fase da iniciativa, de calibração das anuidades do bandamento da densidade do esqueleto de corais está sendo concluída com êxito. O objetivo deste projeto é avaliar o potencial de utilização dos isótopos estáveis 18O e 13C, além das razões Mg/Ca e Sr/Ca como geotermômetros, e proceder à reconstrução da temperatura da superfície do mar na costa leste brasileira, com especial atenção para a região de Abrolhos e Baía de Todos os Santos. Pretende-se avaliar a variabilidade da TSM no último século nessa região, além de procurar identificar anos em que ocorreram anomalias térmicas significativas da água do mar, que podem ter ocasionado branqueamento dos corais. O estudo comparativo da taxa de calcificação e das temperaturas médias anuais e sazonais dos corais poderá indicar se as anomalias térmicas provocaram alterações na precipitação do CaCO3 do esqueleto desses corais.
Coordenador: Ruy Kenji Papa de Kikuchi
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio Financeiro
• INDICADORES SANITÁRIO-AMBIENTAIS: CLASSIFICAÇÃO DE BACIAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO E MICRO-ÁREAS NA CIDADE DE SALVADOR-BAHIA (2006 – ATUAL)
Descrição: Estudos têm demonstrado que um grande percentual da carga global de doenças em seres humanos pode ser atribuído à falta de acesso ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e às condições inadequadas de higiene. Alguns poucos estudos tem avaliado a qualidade ambiental. Diante da necessidade de se avaliar a qualidade ambiental urbana em áreas específicas da cidade do Salvador, este projeto propõe uma metodologia para classificação de 8 bacias de esgotamento sanitário e suas respectivas 23 micro-áreas, através de seus indicadores sanitário-ambientais, utilizando a técnica estatística de Análise de Agrupamentos (Cluster Analysis). Para tanto, foi utilizado o banco de dados do Projeto de Avaliação de Impacto Epidemiológico do Programa de Saneamento Ambiental da Baía de Todos os Santos Programa Bahia Azul, elaborado pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA), relativo ao ano 2000. Esses indicadores referem-se às seguintes categorias de análise: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, infra-estrutura urbana, limpeza urbana e tipologia construtiva. O resultado da classificação pela técnica de Análise de Agrupamentos indicou que as micro-áreas e bacias de esgotamento que abrigam população com as melhores condições de infra-estrutura sanitária, apresentaram melhores e mais consistentes resultados para os diferentes indicadores.
Coordenadora: Rita de Cássia Franco Rêgo
• INDICES BIOMÉTRICOS E PARTIÇÃO DE ASSIMILADOS NA MAMONEIRA NAS CONDIÇÕES AGROECOLÓGICAS DO RECONCAVO BAIANO (2006 – ATUAL)
Descrição: As discussões sobre fontes alternativas de energia têm ultrapassado as questões meramente energéticas e se estendido para a preocupação com o meio ambiente. No Brasil, e principalmente no Nordeste, a cultura da mamona vem crescendo rapidamente devido à possibilidade de seu emprego na produção do biodiesel. A mamoneira é importante para o semi-árido brasileiro por ser de fácil cultivo, resistir à seca e proporcionar ocupação e renda. Devido à disponibilidade de cultivares, torna-se necessário estudar o seu desempenho vegetativo e produtivo em diferentes condições agroclimáticas. Assim, pretende-se avaliar cinco genótipos de mamoneira utilizando-se técnicas biométricas a fim de contribuir com a introdução e viabilização econômica e social da ricinocultura no Recôncavo Baiano. Os experimentos, blocos casualizados em cinco repetições, ocorrerão no Campo Experimental do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB. A determinação da área foliar e da matéria seca total possibilitará obter os índices de área foliar, taxa de crescimento da cultura, taxa de crescimento relativo, taxa assimilatória líquida, razão de área foliar e o índice de colheita. A partir dos procedimentos descritos espera-se identificar cultivares mais adaptados às condições de clima e solo do Recôncavo Baiano.
Coordenador: Clóvis Pereira Peixoto
Financiador(es): Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Cooperação.
• METAIS-TRAÇO E O POTENCIAL DE REGENERAÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA-BRASIL (2008 – ATUAL).
Descrição: Avaliar a retenção de metais-traço na água, no sedimento rizosférico e nas folhas de Avicennia schaueriana, investigando os efeitos sobre a nutrição mineral e seu potencial de regeneração em áreas impactadas pela indústria petrolífera na região de São Francisco do Conde, Baía de Todos os Santos, Bahia – Brasil.
Coordenador: Solange Maria Costa de Amorim
• ORGANIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA DO RIO PARAGUAÇU (2003 – ATUAL)
Descrição: Organização do processo eleitoral para a escolha dos representantes que irão integrar o Comitê da Bacia do Rio Paraguaçu.
Coordenadora: Yvonilde Dantas Pinto Medeiros
Financiador(es): Superintendência de Recursos Hídricos – Cooperação
• OS ANIMAIS DE NOSSAS PRAIAS (2008 – 2010)
Descrição: A avaliação da biodiversidade é um dos aspectos mais relevantes do estudo e da conservação de comunidades bióticas. É clara a necessidade de um melhor conhecimento da diversidade dos ecossistemas costeiros, em especial pela ameaça da perda desta diversidade pelas ações humanas. Por outro lado, pouco do conhecimento científico que se tem sobre a zona costeira não é divulgado para a comunidade, ou mesmo, não está disponível em locais de fácil acesso às escolas e à população em geral. Este trabalho se propõe: a realizar um levantamento sobre a biodiversidade de invertebrados marinhos (com ênfase nos equinodermos) e dos peixes mais comuns nas praias, em especial de Salvador (BA), através da literatura existente e dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa participantes deste projeto; elaborar uma listagem preliminar sobre estes animais; elaborar um sítio na Web para divulgação dos resultados encontrados e de textos básicos de zoologia; e elaborar uma coleção de cerca de 30 painéis sobre os animais das praias de Salvador – Bahia, para divulgação principalmente em escolas. Os painéis serão utilizados para exposições em escolas públicas e particulares e estas exposições serão iniciadas através de palestras de divulgação do sítio na Internet para professores e alunos destas escolas. Encontra-se em fase de preparação um livro de enfoque didático sobre Os Equinodermos do Estado da Bahia e sua divulgação deverá ocorrer durante o desenvolvimento deste projeto. O Projeto “Os Animais de Nossas Praias” foi iniciado em 2004, sem recursos financeiros, e contou com a participação voluntária de 3 alunos. Em 2007 contou com a participação de 2 bolsistas dentro do Programa Permanecer / UFBA. A partir de 2008 recebeu apoio do CNPq e conta com 3 bolsistas de graduação e 1 técnico. .
Coordenador: Orane Falcao de Souza Alves
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa
• PLANO DE MANEJO DA APA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS – INVENTÁRIO DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA (2009 – 2011)
Descrição: A Área de Proteção Ambiental APA da Baía de Todos os Santos BTS criada pelo Decreto Estadual nº. 7.595 de 05 de junho de 1999, com área estimada de 800 km, envolve as águas e o conjunto de ilhas inseridas na poligonal formada pela linha da costa que delimita a baía e os estuários do Rio Paraguaçu. Esta Unidade de Conservação foi criada com o objetivo de preservar os remanescentes da floresta ombrófila; preservar os manguezais, assegurando a diversidade genética da fauna nativa e seus processos evolutivos naturais, em especial a avifauna migratória; proteger as águas doces, salobras e salinas; disciplinar o uso e ocupação do solo; combater a pesca predatória pelo incentivo ao uso de técnicas adequadas à atividade pesqueira; e promover o desenvolvimento de atividades econômicas compatíveis com o limite aceitável de câmbio do ecossistema. De acordo com a Lei Federal Nº. 9.985 de 18/07/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), as Unidades de Conservação devem dispor de um Plano de Manejo. A atualização do Diagnóstico Ambiental, bem como elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico APA da Baía de Todos os Santos e do Programa de Manejo desta Unidade de Conservação será realizado através de convênio do Governo do Estado da Bahia com a Universidade Federal da Bahia, e co-execução com a Universidade Estadual da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Portanto, estas instituições executoras do convênio para a elaboração do Plano de Manejo devem considerar o produto a ser obtido pela Secretaria de Meio Ambiente – SEMA. O presente instrumento tem por objetivo estabelecer diretrizes para a elaboração do Plano de Manejo da APA da Baía de Todos os Santos.
Coordenador: Doriedson Ferreira Gomes
• PORTAL INSTITUTO KIRIMURÊ (2008 – ATUAL)
Descrição: Este projeto objetiva realizar uma ampla e exaustiva pesquisa dirigida para o levantamento, consolidação, síntese e disponibilização de dados para a Baía de Todos os Santos, nas áreas de Oceanografia, Recursos Naturais e Biodiversidade, Artes e Educação. Os resultados desta pesquisa serão consolidados e constituirão o corpo de um portal, a saber, o PORTAL INSTITUTO KIRIMURÊ.
Coordenador: Vanessa Hatje
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio Financeiro.
• Programa de Avaliação de Riscos Associados à Eutrofização no Reservatório de Pedra do Cavalo (Bahia). 1. Estudos Básicos (2008 – Atual)
Descrição: Os reservatórios fazem parte da paisagem dos rios sejam eles, pequenos ou grandes, longos ou curtos, em todos os continentes. A construção de reservatórios provoca alterações econômico-sociais e ecológicas, em distintos níveis: local, regional, supra-regional e global. Independente da localização geográfica e da posição política, o armazenamento de água em reservatórios para a utilização humana constitui-se ainda como a primeira alternativa que vem à mente dos técnicos. Os reservatórios, ecologicamente falando, são resultantes dos processos que ocorrem à sua montante, refletindo, ou em alguns casos, magnificando os impactos. A questão da eutrofização, uma das mais perniciosas formas de degradação das águas, segue este mesmo padrão, e reservatórios contidos em bacias hidrográficas com entradas excessivas de nutrientes, tendem a refletir tais sucessos. No caso específico do reservatório de Pedra do Cavalo (Bahia), construído em 1976, próximo à foz do Rio Paraguaçu, existe um risco não determinado, em termos de eutrofização, devido aos usos inadequados do solo na bacia hidrográfica do rio: agricultura extensiva e intensiva, pecuária, erosão e lançamento de esgotos domésticos. O projeto pretende através do estudo de indicadores, bioindicadores e de processos biológicos, determinar eventuais riscos à eutrofização no reservatório, que presentemente serve de suporte de água potável para aproximadamente dois milhões de pessoas, na Região Metropolitana de Salvador, determinando eventuais níveis metabólicos, construindo cenários e sugerindo medidas mitigadoras..
Coordenador: Doriedson Ferreira Gomes
• PROJETO-PILOTO, SELEÇÃO E MANEJO DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS COM POTENCIAIS DE USO PARA REFLORESTAMENTO EM ECOSSISTEMAS ALTERADOS NO RECÔNCAVO BAIANO (2006 – Atual)
Descrição: A utilização de áreas alteradas com plantações florestais promove a recuperação ambiental, podendo devolver ao ambiente sua capacidade produtiva. As árvores promovem a ciclagem de nutrientes das camadas mais profundas do solo para as camadas superficiais, via translocação desses nutrientes para os galhos, as folhas e outras partes da planta, que, ao cair no solo, promoverão o aumento do teor de matéria orgânica no solo. Ainda, o dossel de copas das árvores funciona como protetor do solo contra a radiação solar direta, diminuindo a amplitude de variação de temperatura e umidade locais. O presente projeto tem como objetivos: identificar espécies florestais nativas com potencial de uso; coletar sementes para produção de mudas de espécies florestais nativas; produzir mudas das espécies florestais selecionadas para reflorestar a área-piloto; avaliar o desempenho das espécies florestais em diferentes espaçamentos; e promover visitas técnicas e educacionais na área experimental. A pesquisa será realizada no campo experimental da Escola de Agronomia, Universidade Federal da Bahia. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com sete tratamentos e três repetições. Serão plantadas 525 plantas por espécie, sendo avaliadas nove árvores centrais por tratamento. Espera-se que as espécies nativas plantadas na área-piloto apresentam boa capacidade de regeneração, boa resistência a pragas e doenças, rápido crescimento, desenvolvimento bom em condições de pleno sol e potencial de utilização em plantios florestais, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos à população. Além disso, elevar a consciência ambiental sobre a conservação dos recursos naturais como flora, fauna, solo e recurso hídrico.
Coordenador: Clóvis Pereira Peixoto
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa..
• Prospecção de funções hiperacumuladoras de metais pesados na biota (microorganismos, vegetais e moluscos) de ambientes estuarinos impactados por atividades petrolíferas com potencial aplicação em estratégias de remediação (2003 – Atual)
Descrição: O presente projeto considera a prospecção de funções hiperacumuladoras de metais em espécies animais, microrganismos e de plantas, (Avicennia schaueriana, Laguncularia racemosa L., Rhizophora mangle L.), nativas de regiões estuarinas do estado Bahia que estejam sob impacto direto de contaminação e/ou poluição resultante de atividade petrolífera, tendo como objetivo principal acumular conhecimento sobre o uso potencial destas espécies ou de seus produtos gênicos em biorremediação. O plano de trabalho considerará o tema em uma abordagem multidisciplinar ampla, no qual o entendimento dos mecanismos biológicos envolvidos na hiperacumulação de metais na biota em estudo será analisado em relação à biodisponibilidade dos mesmos em animais, plantas e na rizosfera (água, solo e microorganismos), acumulo e processamento destes. Além disso, promover a automatização dos processos laboratoriais aplicáveis às técnicas utilizadas na presente proposta.
Coordenador: Luzimar Gonzaga Fernandez
Financiador(es): Fundaçào de Apoio A Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro.
• RECOMPOSIÇÃO DAS MATAS CILIARES DOS RIOS PARAGUAÇU E PARAIBA DO SUL (2006 – Atual)
Descrição: O projeto visa uma parceria da UFBA e UFRB com a Petrobras e a Universidade Estadual Fluminense, com a finalidade de recuperação das matas ciliares dos Rios Paraguaçu no Estado da Bahia e Paraiba do Sul no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, envolve uma equipe de Engenheiros Florestais, Engenheiros Agrônomos e Biólogos, além de outros técnicos, constituindo uma equipe interdisciplinar
Coordenador: Rozimar de Campos Pereira
• Recuperação de áreas Degradadas: Sustentabilidade ambiental em sítios contaminados por resíduos industriais, o caso de Santo Amaro da Pruficação/BA. (2008 – 2012)
Descrição: Desenvolvimento de intercambio tecnico-cientifico entre a UNIFACS e a UNICAMP, por meio das missões de estudo e de pesquisa, docência e estágio pós-doutoral.
Coordenador: José Ângelo Sebastião Araujo dos Anjos
• RECUPETRO- Seu-Rede RELINE – Resíduos Líquidos do Nordeste (2002 – Atual)
Descrição: Dentro da rede RECUPETRO e da sub-rede RELINE, é desenvolvido um estudo da toxicologia dos sedimentos do Porto de SUAPE- PE, utilizando o copépodo bentônico Tisbe biminiensis como indicador em experimentos controlados de laboratório. Atualmente, este projeto se estendeu para o estudo dos processos de biorremediação de uma área impactada por Petróleo na Baía de Todos os Santos na Bahia.
Coordenador: Mario Kato
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio Financeiro
• SELEÇÃO DE LINHAGENS PURAS EM AMENDOIM (Arachis hipogaea L.) TIPO VAGEM LISA CULTIVADOS POR PEQUENOS AGRICULTORES NO RECÔNCAVO BAIANO (2006 – Atual)
Descrição: O experimento será realizado na EBDA (Empresa de Desenvolvimento Agrícola) de Conceição do Almeida, Bahia. Serão coletadas sementes de amendoim tipo vagem lisa, cultivados por pequenos agricultores do Recôncavo Baiano. O método de melhoramento adotado será o de seleção de plantas individuais com teste de progênie no qual consiste na seleção de um grande número de indivíduos a partir da população original. As sementes da população original ou ciclo original serão semeadas em área irrigada com linhas de 5 m, na qual cada linha irá compreender um genótipo, com espaçamento de 0,80 m entre linhas e de 0,10 m entre plantas, sendo que tal espaçamento deverá proporcionar uma melhor expressão do genótipo, e cada genótipo será submetido a duas repetições para avaliação de produção e seleção preliminar de linhas puras, que durante a colheita serão selecionados e separados de acordo com os seguintes critérios: tipo de vagem, tamanho de vagem, número de grão, cor de grão, peso de grãos. Na geração seguinte, cada linha selecionada tem suas sementes semeadas em linhas únicas, e progênies que continuarem apresentando variabilidade poderão sofrer novas seleções. Havendo grande diferenciação entre as progênies da segunda geração, uma terceira geração pode ser formada. Na terceira ou quarta geração serão selecionadas linhagens superiores para ensaios comparativos de rendimento, que serão avaliadas com a utilização de delineamentos estatísticos.
Coordenador: Clóvis Pereira Peixoto
• Similaridade entre fontes de recursos tróficos utilizados por três espécies de Melipona no recôncavo baiano (2005 – Atual)
Descrição: O objetivo específico é conhecer as fontes de néctar e pólen utilizadas por Melipona asilvai, M. quadrifasciata e M. scutellaris, sob as mesmas condições climáticas e de pasto meliponícola, fornecendo informações sobre as preferências florais e as relações tróficas entre essas espécies no recôncavo baiano.
Coordenador: CARVALHO, C. A. L.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa
• SIRLAM: Síntese de informações ambientais sobre os ecossistemas aquáticos da baía de Todos os Santos (BA), com ênfase na área da Refinaria Landulpho Alves – Mataripe (SIRLAM) – Meiofauna (2009 – Atual)
Descrição: Os objetivos específicos são coletar, sintetizar e analisar criticamente as informações ambientais referentes à meiofauna da baía de Todos os Santos; refinar a taxonomia da meioafuna estudada durante o Projeto PROMARLAM, com ênfase nos Nematoda e Copepoda; colaborar na geração de um catálogo ilustrado da fauna bentônica da baía de Todos os Santos; aplicar índices ecológicos da qualidade ambiental.
Coordenador: Thais Navajas Corbisier
Financiador(es): Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas / Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Auxílio Financeiro
• Sistemas de Produção da Cultura do Amendoim no Recôncavo Baiano (1999 – Atual)
Descrição: Projeto Piloto que visa o desenvolvimento de um sistema de plantio mais tecnificado da cultura do amendoim na região do Recôncavo Baiano. Fazem parte deste projeto professores/pesquisadores do Grupo de Pesquisa Manejo de Plantas em Ecossistemas Neotropicais.
Coordenadora: Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto
• Tubastraea (Scleractinia, Dendrophyliidae) aspectos biológicos, ecológicos e biogeográficos de um gênero bioinvasor (2009 – Atual)
Descrição: Projeto em desenvolvimento visando obter dados de interações faunísticas com os corais bioinvasores do litoral brasileiro T. coccinea e T. tagusensis. No Estado da Bahia, T. tagusensis foi recentemente detectada na Baia de Todos os Santos. Aspectos biológicos da espécie deverão ser examinados de modo a avaliar o potencial reprodutivo e comparar com dados já publicados para populações observadas no setor sudeste (Rio de Janeiro)..
Coordenador: Elizabeth Gerardo Neves
• Uso sustentável de abelhas melíferas na agricultura familiar do Recôncavo Baiano (2007 – Atual)
Descrição: O projeto tem por objetivo geral promover o desenvolvimento das atividades apícola e meliponícola nas comunidades de agricultura familiar da região do Recôncavo Baiano, visando à melhoria das condições de vida do pequeno apicultor/meliponicultor e estimulando o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel em harmonia com o meio ambiente, através de práticas racionais e ecológicas, que aumentem a produção e reduzam a atividade probatória do meleiro.
Coordenador: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro
• Variação espacial das assembléias bentônicas em sistemas estuarinos da Baía de Todos os Santos (2008-2010)
Descrição: O conhecimento dos padrões de distribuição espacial do macrozoobentos ao longo de gradientes estuarinos pode auxiliar na identificação de relações entre a distribuição das espécies e os processos ecológicos, podendo também elucidar questões acerca do funcionamento de ecossistemas estuarinos. Resultados de recentes estudos realizados em três estuários tropicais na Bahia (Barros et al., 2008; Hatje et al., 2006) motivaram a formulação de um modelo teórico de substituição de espécies de invertebrados bentônicos ao longo de diferentes estuários. Segundo esse modelo, alguns invertebrados são mais abundantes em áreas com menores salinidades (e.g. poliquetas Nereidae, bivalves Tellinidae), outros grupos em locais com valores de salinidade intermediários (e.g. poliquetas Magelonidae) e finalmente algumas espécies seriam mais abundantes em regiões com condições marinhas (e.g. poliquetas Cirratulidae). Esses padrões foram relativamente consistentes em seis situações diferentes, onde foram amostrados três estuários em duas ocasiões distintas. Obviamente, que para que seja possível estabelecer um padrão geral, com maior aplicabilidade, uma maior quantidade de estuários tropicais e com diferentes características (e.g. graus de contaminação, comprimento, tamanho da bacia de drenagem, regimes hidrológicos) devem ser investigados utilizando-se um desenho amostral, técnicas de coleta e preservação de amostra, técnicas laboratoriais, e análise de dados similares. Os objetivos principais do presente projeto são (i) testar a existência de um modelo espacial consistente na substituição de espécies de invertebrados bentônicos nos estuários da Baía de Todos os Santos; (ii) avaliar potenciais efeitos de diferentes atividades antrópicas (atividades industriais, esgotos domésticos e atividade petrolíferas) na estrutura das assembléias bentônicas nesses estuários; (iii) investigar grupos de invertebrados e/ou espécies como indicadores biológicos da qualidade ambiental.
Coordenador: Francisco Carlos Rocha de Barros Junior
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio Financeiro
